Eis aproximadamente o que encontrarão no interior de uma caixa, faltando tão só como evidenciado na foto os vidros, os decalques e as instruções de montagem.
Particularidades dum kit » resina « :
A maior diferença relativamente a uma maquete em plástico, é a necessidade de limpar bem as peças, pelo efeito do modo como o processo de moldagem que utiliza os moldes em silicone deixa um depósito nessas peças, o que coloca um problema na pintura e no acabamento final. É portanto preciso desengordurar as referidas peças.
Duas soluções existem para esta situação : seja mergulhá-las em acetona durante alguns segundos e deixá-las secar, que no meu entender é o mais simples, encontrando-se a acetona facilmente na drogaria, além de que ela pode ser reutilizada! A outra solução consiste em lavar as peças em água tépida e utilizar um desengordurante em pó (Bref ou Cif, publicidade gratuita), com uma velha escova de dentes. O processo é mais longo, e não muito fácil para as peças mais pequenas.
A outra particularidade, é que não há plano de junta no exterior da carroçaria, o que simplifica o processo de lixagem da mesma.
Como montar um kit » resina « ?
Depois de ter verificado que tem todas as peças, precisa primeiramente de ler as instruções de montagem! Nestas instruções encontrará as referências das tintas a utilizar no modelo, bem como a ordem de montagem que vos permitirá ter um modelo correcto e bem acabado.
Precisará de se munir de pequenas ferramentas, algo clássico para todo o maquetista que se respeita:
-pequenas limas finas, lisas, semi-redondas, redondas, triangular….
-lixa de grão médio a muito fino
-um mini berbequim ou um porta brocas de mão e brocas de Ø 0.5 mm, 1 mm, 1.2 mm e 1.5 mm
-pinças de retenção, sendo o ideal uma de pontas quadradas e outra de pontas finas
-um alicate de corte de boa qualidade (para os eixos das rodas!)
-cola : de cyanoacrilato para as colagens correntes, araldite de dois compostos, uma cola vinílica para os vidros, pode utilizar também a cola Pattex » resistente a tudo »
– para a pintura, agora disponível em pequenas latas (Humbrol, Tamiya etc…) para as pequenas peças e os acabamentos, poderão utilizar a pintura de spray (bomba), mas os melhores resultados serão obtidos com um pequeno aérografo e tintas utilizadas na indústria automóvel; para a realização dos faróis vermelhos ou laranjas, as pinturas transparentes sobre um fundo alumínio dão bons resultados (Vitral Lefranc ou Tamiya transparente).
Ei-nos preparados!